ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
39ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CÔNEGO JOÃO BATISTA SORG
DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADO
Projeto de Pesquisa
Romeu Guilherme Ohse
Thalia Leite de Faria
Thuylian Quadros.
Turma:333
Professor: André
Carazinho, Maio de 2015.
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1Tema de Pesquisa
Mercado de trabalho – Jovens e o ingresso de mercado de trabalho.
1.2Problema
Como se dá o ingresso dos jovens no mercado de trabalho? E quais são as facilidades e as dificuldades?
2- REVISÃO DE LITERATURA
1° Matéria.
Nesta primeira matéria, o autor dá uma ideia de como ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez, sendo este um grande desafio, mas que também possui diversas oportunidades para os jovens. Uma das quais seria a realização de cursos técnicos, com duração de até 2 anos. Sendo o objetivo do jovem, que este dê prioridade a Instituições de Ensino que tenham nome no mercado, a exemplo do SENAI, SENAC, Escola Técnica Federal, entre outras.
O texto retrata também a dificuldade dos jovens em escolher a profissão que irão seguir. Muitos acabam fazendo o que é imposto pelos pais e futuramente se arrependem da escolha que fizeram. Fonte: http://www.ibahia.com acessado em: 31 de julho de 2013.
Autor: Carlos Prates. Publicada em: 11 de Maio de 2015.
2° Matéria
Na segunda matéria, o autor defende que a educação é a base para o ingresso no mercado de trabalho. O nível de escolaridade influência e muito nesta etapa de ingresso para o mercado, o jovem tem que ter uma base escolar boa o suficiente para ter desenvoltura na área em que pretende trabalhar.
Uma das maiores preocupações, segundo pesquisas levantadas pelos especialistas do MEC e da Unesco, na área de ensino técnico profissionalizante e em relação à política de Ciência e Tecnologia que pode ser alcançada um avanço da profissionalização na educação. “É fundamental dotar o país de uma capacidade técnica de nível