Estabilidade do cimento portland
A estabilidade do cimento é uma característica ligada à ocorrência eventual de indesejáveis expansões volumétricas posteriores ao endurecimento do concreto e resulta da hidratação de cal e magnésia livre nele presentes. Quando o cimento contém apreciáveis proporções de cal livre (CaO), esse óxido, ao se hidratar posteriormente ao endurecimento, aumenta de volume, criando tensões internas que conduzem a microfissuracao, e pode terminar na desagregação mais ou menos completa do material. Isso pode ocorrer quando prevalecem temperaturas superiores a 1900ºC no processo de fabricação do clinker e resulta na supercalcinação da cal. Este óxido, como se sabe, hidrata-se de maneira extremamente lenta, conduzindo a indesejável expansão em época posterior ao endurecimento do material. Tal fenômeno ocorre com maior razão com o óxido de magnésio, motivo pelo qual as especificações limitam a proporção da presença desses constituintes no cimento.
Autoclave para Cimento
Autoclave para Cimento usado na determinação da estimativa de expansão tardia causada pela hidratação da CaO e do MgO. Os corpos de prova são expostos a pressão controlada e temperatura constante. Características:
- Pressão de 0,4 a 2,4 Mpa;
- 110 v - 60Hz - 1.700W;
- Dimensões de câmera Ø 6.1/8”X16”;
- “Dimensões externas Ø 17”X48”X28”.
Possui válvula de segurança regulada a 2,4 Mpa e manômetro de 0 a 4
Mpa.
Conforme normas: ASTM C 151 e AASHTO T 107
AGULHA DE LE CHATELIER:
Aplicação:
Equipamento desenvolvido partindo dos princípios de expansão do cimento ,pois o mesmo contém apreciáveis proporções de cal livre (CaO), esse óxido, ao se hidratar posteriormente ao endurecimento, aumenta de volume, criando tensões internas que conduzem a microfissuração, e pode terminar na desagregação mais ou menos completa do material, a agulha de Le Chatelier foi desenvolvida para medir a expansão do cimento ou cal.
Capacidade de armazenamento:
21.205 mm³ de amostra