Est Gio L Via
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
livia da silva santos barreto
CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL
Campos dos Goytacazes
2015
livia da silva santos barreto
CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estágio Supervisionado.
Profs. Clarice da Luz Kernkamp, Marilucia Ricieri, Paulo Sérgio Aragão e Sergio Goes.
Campos dos Goytacazes
2015
Caracterização Socioinstitucional
1- Contextualização histórica da instituição
O Centro de Referencia de Assistência Social – Cras de São Francisco do Itabapoana foi inaugurado em 2007, atualmente funcionando como equipamento de proteção social dentro da Secretaria do Trabalho da Assistência Social e Promoção Social, que conta com Deyse Teixeira a frente da pasta.
Sendo o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Como apresentado