EST GIO III paula corrigido
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1
3 OBJETIVOS 3
4 METODOLOGIA 3
REFERENCIAS 4
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O ensino da disciplina de História, os sujeitos, os saberes, as práticas, as experiências didáticas têm grande importância para a vida social, para a construção da democracia e da cidadania.
Segundo Fonseca, 2007, p.11,
Nós – professores, alunos, autores, produtores, formadores, investigadores – ensinamos e aprendemos História sempre, nos diversos espaços. Mas é na educação escolar que, fundamentalmente, produzimos novas maneiras de ler, compreender, escrever, viver e fazer História.
O estágio III será realizado no Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva, na localidade de Cristal/RS, com a turma de 1º ano – D, do Ensino Médio, composta por 21 alunos, com idades entre 16 e 20 anos. A referida escola pertence a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Pelotas.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A História é vida e conhecimento. As pessoas fazem história o tempo todo em todos os lugares, é antes de tudo uma prática social.
Em História, uma matéria viva que resiste ao tempo e chega à atualidade, considera-se que os conhecimentos acabam levando o Homem à reflexão, à compreensão, ao entendimento do que é e, de certa forma, à previsão do que poderá ser. (MACHADO, 1999, p.48).
Partindo dessa premissa, que aborda a História como uma matéria dinâmica, uma vez que trata de fatos que aconteceram dentro de um determinado contexto e que trazem conseqüências com reflexos ainda hoje em nossa realidade, o autor nos dá a linha diretriz que deverá nortear as nossas aulas de Histórias: elas deverão levar os alunos a refletir e compreender a conexão dos fatos históricos com a realidade atual.
Desta forma podemos afirmar que o ensino sobre diversos períodos da História do Brasil é um ensino que precisa ser dinâmico, lúdico e, principalmente, um ensino que chame a atenção do aluno e excite a sua imaginação a favor da compreensão. O