Mercado de Trabalho por Ana Clara M. Mageski
Este trabalho é para melhor conhecimento do mercado de trabalho. Os primeiros passos foram com o início das aulas de sociologia sobre o trabalho em diferentes períodos. O objetivo é explicar um pouco mais sobre tal tema, dentre os assuntos, destacamos as profissões mais procuradas, as mais remuneradas e minha opinião a respeito do trabalho ser uma necessidade, obrigação ou satisfação. Apresento assuntos sobre tudo o que permite ampliar meus conhecimentos.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho relaciona aqueles que oferecem força de trabalho com aqueles que procuram - na, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenômenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação economica e social do país, região ou cidade.
Conceitos
Lei da oferta e da procura: Em termos de profissões pode-se dizer que quando existe a formação de excesso de profissionais e falta de procura desses profissionais não há um equilíbrio entre a oferta e a procura e ocorre o que se chama uma saturação de mercado, em que não existem suficientes postos de trabalho para absorver os profissionais. Por outro lado pode acontecer que não exista oferta em excesso mas sim procura em falta. Este é um dos casos que acontece quando, por exemplo, a indústria progride e inova rapidamente. Deixa de haver procura de uma dada profissão ou qualificação que está sendo substituída pela procura de outra profissão ou qualificação em que ainda não há oferta suficiente, gerando desemprego que também está ligado com o aumento no numero de máquinas, que podem substituir a mão-de-obra.
População ativa: É o conjunto de indivíduos com idade mínima de 15 anos (em Portugal) que constituem a mão de obra disponível para a produção de bens e serviços destinados ao circuito economico (inclui os empregados e desempregados).
População empregada: É o conjunto de população que produz trabalho em