Est Em Ensino De Lingaugem Oral E Escrita Aula 02
711 palavras
3 páginas
Universidade Federal do CearáUniversidade Aberta do Brasil- UAB
Instituto UFC Virtual
Curso: Licenciatura em Letras Português
Disciplina: Estágio Em Ensino da Linguagem Oral e da Linguagem Escrita
Tutor: Bruno Pinheiro
Aluna: Maria Liliane da Cruz Francalino
Atividade de Portfólio
1. Qual a concepção de língua defendida pelo professor Sírio Possenti?
Segundo o Professor o importante não é a crítica do que é certo e do que é errado na língua, para ele, o ensinar deve ser enfatizado pelo o respeito, pois as línguas não são perfeitas. Em seu ponto de vista Possenti reforça a ideia das possibilidades que são oferecidas pela língua realçando que não há limitação em relação ao seu uso. Embora vivendo em sociedade e cercados pela imposição em relação ao modo de falar, o falante é o ser que subverte o modo de falar. 2. Comente a analogia língua e tipos de árvores.
Em relação à língua e tipos de árvores o professor menciona que “há uma maneira de estudar as línguas que uma é descrição objetiva sem nenhum critério do tipo isso é certo, isso é errado. Em comparação com outros campos científicos como exemplo, a botânica, para um botânico não existe planta errada tem planta diferente”. Relacionando essa comparação à língua percebe-se que nesse contexto há uma forma livre de uso da língua, ou seja, a língua é de quem a usa da maneira que achar melhor e não seguindo um modelo padrão, uma forma pronta de segui-la. Nesse contexto há uma valorização e reconhecimento do que é diferente visto como diferente e não como errado.
3. Qual é o posicionamento do professor quanto a língua vista como receituário?
O ponto de vista do professor quanto a língua vista como receituário, se dá pelos fatores: feio e bonito, ou seja, o certo é o bonito e o errado é visto como o feio para a sociedade. Fator este que faz com que haja preconceitos relacionados ao uso da língua.
4. Comente o