esquizofrenia
O que é? o É um transtorno de evolução crônica, o qual costuma comprometer a vida do paciente, tornando-o frágil diante de situações estressantes e podendo levar ao aumento do risco de suicídio. o É uma doença psiquiátrica endógena, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. o A esquizofrenia exige um acompanhamento do paciente em longo prazo e que o psiquiatra faça um planejamento para segui-lo ao longo do tempo, evitando assim recaídas as quais contribuem para deterioração do paciente. Sintomas o Os primeiros sinais e sintomas da doença aparecem durante a adolescência ou início da idade adulta. o Os aspectos mais característicos são alucinações e delírios, transtornos de pensamento e fala, perturbação das emoções e do afeto, déficits cognitivos. o A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor. Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la.
Sintomas positivos:
• Surto psicótico - um estado mental agudo caracterizado por grave desorganização psíquica e fenômenos delirantes e/ou alucinatórios, com perda do juízo crítico da realidade.
• O paciente pode fantasiar acerca de seus familiares, acreditando que eles sejam impostores ou sósias, ou confundir pessoas estranhas com alguém familiar. Sintomas negativos :
• Relacionados à fase crônica, permanecem por mais tempo que os positivos.
• Falta de vontade, de iniciativa ou da persistência em algumas atividades da vida cotidiana, sendo visto pela maioria dos familiares como sinal de preguiça ou má vontade.
• Interferem nas funções básicas como vontade e afetividade, acarretam dificuldades sociais.
Artigo
Fase aguda o O paciente chega ao psiquiatra no momento da crise, se iniciando assim o acompanhamento psiquiátrico. o Na consulta deve-se atender primeiro o paciente e depois os familiares