esquizofrenia
TEMA: DROGAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DA ESQUIZOFRENIA
FARMACOLOGIA
MOGI DAS CRUZES
2014
A base para o tratamento da esquizofrenia é o uso de medicamentos antipsicóticos. Estes medicamentos atuam regulando o equilíbrio de neurotransmissores afetados pela doença. São medicamentos bastante efetivos para o tratamento e prevenção de episódios psicóticos, no entanto ainda apresentam pouca eficiência na evolução do distanciamento social.
Diversas abordagens podem ser associadas no tratamento da esquizofrenia, mas não são substitutas ao tratamento farmacológico. Incluem terapias de socialização, psicoterapia de apoio, hospital dia, terapia ocupacional, dentre outras.
Medicamentos usados no tratamento da esquizofrenia (antipsicóticos):
Haloperidol
Tioridazina
Levomepromazina
Clorpormazina
Risperidona
Olanzapina
Ziprasidona
Quetiapina
Aripiprazol
Paliperidon
Sintomas de esquizofrenia
Sintomas de esquizofrenia tipo paranoide
Alucinações e delírios podem se manifestar de diversas maneiras, mas tem algo incomum, a referência é sempre direcionada ao paciente.
A pessoa pode pensar que o mundo inteiro o persegue, que as pessoas falam mal dele, têm inveja, ridicularizam-no, pensam mal dele, elas têm intenções de fazer-lhe mal, de prejudicá-lo, de matá-lo, etc.
Alucinações podem incluir vozes que falam ou comentam sobre ele. Alucinações visuais são raras.
Também pode haver delírios de grandeza, ideias além de suas possibilidades: Algumas vezes esses pacientes chegam a ter ideias religiosas ou políticas, proclamando-se salvadores da terra ou da raça humana.
Durante os episódios psicóticos, existe marcante quadro de insônia, agitação, desleixo pelos auto cuidados e com alimentação.
Sintomas de esquizofrenia tipo hebefrênica
Falta de concentração.
Pouca coerência de pensamento.
Pobreza do raciocínio, com ideias de pouco conteúdo,