esquizofrenia
Conjunto das doenças mentais graves que provocam uma modificação profunda e duradoura da personalidade. “Compreende a maioria dos casos de alienação mental caracterizada por um processo de desagregação mental que pode ser chamado de ‘ demência precoce’, de ‘discordância intrapsíquica’ ou, melhor ainda, de ‘dissociação autista da personalidade’’’. Segundo Henri Ey, a esquizofrenia é uma forma de existência delirante que comporta experiência delirantes primárias e uma elaboração autista ou secundária do Delírio a constituição do mundo autista.
Distúrbios do curso de pensamento
O pensamento se apresenta “embaralhado” “desordenado’’ às vezes “lentificado’’, outras vezes “precipitados’’ e “prolixo’’ ou ainda “elíptico’’ e “descontinuo’’. Outro fenômeno observável é o “bloqueio de pensamento”. Ele é quase patognomônico ( diagnostico) de esquizofrenia.
Distúrbios do Conteúdo do pensamento e das Percepções
O pensamento, no esquizofrênico, conforme o descreve em Henri Ey, em seu Manual de psiquiatria, mostra “alterações do sistema lógico, onde as leis de causalidade, identidade e contradições seguem os parâmetros de um pensamento regressivo, governado pelas exigências afetivas e pela necessidade de modificar o sistema da realidade. O pensamento esquizofrênico é “arcaico”, “irreal’’. È um pensamento mágico, que adota o animismo primitivo, sua impermeabilidade à experiência, adesão aos valores metafóricos e os arquétipos simbólicos... É um pensamento “Paralogico’’ ao mesmo tempo simbólico e rsincrético .
Distúrbios da linguagem
A Conversação com esquizofrênico, diz Ey (1981), pode chegar a ser impossível. São encontradas situações de ‘’mutismo” , ‘’semimutismo” (o individuo” conversa” com um suposto interlocutor, em voz baixa) ou mutismo interrompido por impulsos verbais (injurias, blasfêmias, Obscenidades ). Pode ocorre, ainda, ‘’pararespostas” absurdas desconcertantes sem relação com a pergunta que lhe foi feita ou a conversa em