Esquizofrenia
Existem cinco subtipos mais comuns e reconhecidos de Esquizofrenia. São eles:
Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica: Esses pacientes apresentam pensamentos desorganizados e incoerentes em termos de lógica. Tem comportamento grosseiramente bizarro. Apresentam verborréia, falam aceleradamente com um enredo da conversa dificilmente de ser entendido. Existem delírios e alucinações, mas não estão organizados em torno de um tema. Apresentam dificuldades em organizar suas refeições e sua higiene. Possui comportamentos infantis. Podem tirar a roupa, urinar e defecar, masturbar-se em publico.
Esquizofrenia Catatônica: A principal característica da esquizofrenia catatônica é a desorganização da atividade motora. Caracterizando os comportamentos motores catatônicos, que podem assumir as seguintes formas:
Estupor Catatônico: Diminuição acentuada na reatividade ao ambiente. Quando alcançado um grau extremo de completa falta de consciência, a pessoa pode permanecer durante longos períodos completamente paralisada e imóvel.
Postura Catatônica: Apresenta postura inadequada e bizarra.
Rigidez Catatônica: Possui postura rígida e resistência em receber ordens para mover-se da sua posição atual.
Excitação Catatônica: Excessiva atividade motora (hiperatividade) Fala gritando realiza gestos repetitivos aparentemente sem um propósito.
O esquizofrênico catatônico possui uma resistência em receber instruções e atender as solicitações feitas pelas pessoas ao seu redor. Podem também se comportar de maneira automatizada quando recebem ordens para se movimentar. Subtipos da Esquizofrenia:
Existem cinco subtipos mais comuns e reconhecidos de Esquizofrenia. São eles:
Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica: Esses pacientes apresentam pensamentos desorganizados e incoerentes em termos de lógica. Tem comportamento grosseiramente bizarro. Apresentam verborréia, falam aceleradamente com um enredo da conversa dificilmente de ser entendido. Existem