Esquizofrenia
Aula Tema: Transtornos Psicológicos
Desenvolvimento: Cena do filme com descrição dos comportamentos emitidos pelo personagem.
Começamos a identificar os transtornos do personagem John Nash quando vimos o quanto é notório nas cenas apresentadas o seu descaso para com o convívio social, seu afastamento de questões da sociedade e sua vivência em um mundo imaginário, onde Nash se isola do mundo real e passa a ter um convívio maior e quase que cotidiano com personagens fictícios que sua mente cria. É nessa hora que notamos o real significado da invenção dos personagens, no qual suprem necessidades de Nash, necessidades essas atribuídas a relação social e problemas individuais, temos como exemplo a criação e/ou invenção de um suposto melhor amigo e sua sobrinha, os quais representam a necessidade da relação familiar e da amizade que eram vazios acarretados no personagem Nash. Assim como qualquer outro indivíduo, necessita de amigos e família para compartilhamento de emoções e vivências, assim como também o compartilhamento de problemas, como é visto no filme que seu amigo imaginário o ajuda com problemas do cotidiano.
Acreditamos que a criação desses personagens não existentes seja uma forma de Nash ‘’ solucionar ‘’ seus problemas de convívio social e de certa forma preencher esse vazio ocasionado pelo seu isolamento do mundo real.
Com o andamento das cenas, também notamos a dependência de Nash com seus personagens fictícios, já que o mesmo necessita deles para que não venha se sentir solitário diante das situações vivenciadas, também notamos que a presença dos personagens fictícios fazem com que Nash se sinta mais seguro e preparado para as questões sociais, para enfrentar o mundo real. Essa descrição fica clara na cena em que Nash decide não tomar mais os remédios que os deixam lento e os livram parcialmente das suas alucinações.
Passo 3
Respostas a partir da escolha da cena e descrição dos comportamentos.
I. Qual o transtorno