esquisa
A Psicologia Social da América Latina reconceituou seu campo de estudo e de pesquisa social, diferenciando-se da corrente de pensamento norte-americana, que tem caráter individualizante.
Uma das alterações no campo de pesquisa da Psicologia Social da América Latina foi centrar seu foco no estudo: da matriz o sujeito versus coletivo, entendendo-o como indivíduo racional e unificado. nos processos de re-humanização da Psicologia, passando a entender os indivíduos como serem a-históricos e abstraídos de seus respectivos contextos. nos diferentes grupos sociais, distanciando-os do campo político para melhor compreender as relações intergrupais. no sociologismo e no individualismo, de onde extrai seus conceitos acadêmicos para explicar os processos sociais. dos movimentos sociais, por entender que são processos por meio dos quais os sujeitos constroem e interpretam o mundo. São, portanto, fontes de produção de conhecimento.
Avalie as seguintes afirmações:
I – A cultura é produção humana da realidade e não simplesmente uma adaptação da humanidade ao meio físico.
Por meio dessa produção, a subjetividade se constrói e se processa, articulando-se a todos os aspectos constitutivos da vida.
II - Os seres humanos não terminam no limite da própria pela, mas são expressão e agentes de uma cultura.
III – Nós somos determinados pela biologia, da qual somos constituídos. (F)
IV – O impacto nos povos periféricos no capitalismo global forjou uma organização política cultural e econômica típica para sua sobrevivência e desenvolveu aspectos psicológicos além do padrão estabelecido.
Marque a resposta correta: as afirmações I, II e III estão corretas. todas estão corretas. apenas as afirmações I e II estão corretas. a afirmação II está errada. a afirmação III está errada.
Nos estudos da Psicologia Social, foram enumerados alguns elementos que facilitam a conceituação da legitimidade neste campo do conhecimento e