Esquemas De Refor Amento
PASSO 08 - Esquemas de Reforçamento
Objetivos: Definir, descrever e dar exemplos de esquema de reforçamento contínuo e intermitente; Definir, identificar e dar exemplos de esquemas de reforço em intervalo (fixo e variável) e razão (fixa e variável.
Definição e Caracterização dos Esquemas
Nos passos anteriores deste curso, aprendemos muito a respeito do fortalecimento e do enfraquecimento de classes de respostas operantes (reforçamento positivo e negativo, extinção e punição positiva e negativa). Os conceitos explorados até o momento, entretanto, não permitem explicar completamente situações como as que seguem:
Por que será que Dona Josefa faz apostas no jogo do bicho todos os dias se ela raramente ganha alguma aposta?
Por que será que ainda há pessoas que torcem pelo Clube do Remo, se esse time raramente reforça o comportamento de seus torcedores?
O comportamento de Dona Dora ir ao banco é reforçado pela obtenção de R$ 130,00 de sua aposentadoria. Mas por que será que Dona Dora só vai ao banco uma vez por mês?
Por que será que, quanto mais se aproxima das oito horas da noite, mais vezes a Mariana vai até a janela do prédio onde mora e olha para o estacionamento onde seu namorado costuma colocar o carro, mesmo que ele ainda não tenha estacionado o carro lá?
Todas essas situações nos sugerem que, muitas vezes, nem todas as respostas que emitimos são reforçadas e, não obstante, essa intermitência de reforços não só é capaz de manter nosso comportamento sob controle dos estímulos discriminativos, como pode torná-lo mais persistente (mais resistente à extinção). É interessante, portanto, estudar a manutenção de dos comportamentos operantes levando em consideração a quantidade ou a distribuição das respostas necessária para que se produza um determinado evento reforçador. Esse é o objetivo dos estudo sobre os ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO.
Os esquemas de reforçamento são arranjos de contingências de reforçamento1 que especificam uma