Esquemas de Refor amento
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB
Ada Fernandes
Kethuly Serpa
Luana Souza Moura
Maria Paula Higa
Negila
Weitila
Wilaine
Esquemas de Reforçamento
Rio Branco – Acre
2015
Ada Fernandes
Kethuly Serpa
Luana Souza Moura
Maria Paula Higa
Neigila
Weitila
Wilaine
Esquemas de Reforçamento
Esquema de reforço contínuo e esquemas de reforçamento intermitente:
No esquema de reforço contínuo, toda resposta é sugerida de reforçador. Exemplos de reforçamento contínuo são comuns, como um carro novo com bateria nova e tanque cheio: toda vez que giramos a chave, este começa a funciona; é o caso também daquele namorado amoroso que aceita todos os convites de sua namorada. Nesses exemplos, dizemos que as respostas (girar a chave e convidar para sair) sempre são seguidos de seus reforçadores, ou seja, são continuamente reforçadas. No dia-a-dia, no entanto, nem todos os comportamentos que emitimos são reforçados. Falamos, nestes casos, sobre os esquemas de reforçamento intermitente. A característica definidora dos esquemas de reforçamento intermitente é o fato de que nem todas as respostas são seguidas de reforço, ou melhor apenas algumas respostas são seguidas de reforço. É necessário, portanto, a emissão de um número variável de respostas para que o reforçador fique disponível.
Mais alguns exemplos: Nem sempre escapamos de fazer compras com nossos pais sábado à tarde dizendo que temos que estudar. Fazer a barba envolve várias passadas de lâmina na face, etc. Esses exemplos banais envolvem reforçamento intermitente, em que apenas uma parte das respostas emitidas é reforçada.
Os principais esquemas de reforçamento intermitente: FR, VR, FI, VI: Existem quatro tipos principais de esquemas intermitentes: razão fixa, razão variável, intervalo fixo e intervalo variável. A) estes se organizam, de acordo com o número de respostas para cada reforçador isto é, esquemas de razão, b) se o número de respostas ou o tempo entre