RESUMO Stella
CURSO SERVIÇI SOCIAL 4º SEMESTRE / MATUTINO
ELISETE LORENÇÃO VIEIRA RA 8828389776
RESUMO
TÍTULO: O ASSISTENTE SOCIAL COMO TRABALHADOR ASSALARIADO:
Desafio frente ás violações de seus direitos.
Raquel Raichelis
O capitalismo como principal causa do aumento da questão social e suas transformações nos anos 70. Em consequência sua delicada relação com o “mundo do trabalho”.
Nesse período a política social neoliberal procura ocupar espaço juntamente com as reestruturações políticas.
O Serviço Social brasileiro, ganha ênfase, devido sua renovação teórico-metodológica e ético-político, uma produção científica própria e de qualidade, intelectuais da área para fortalecimento e representação político.
A contribuição teórica de Iamamoto e Carvalho (1982) pautados na teoria social de Marx, para o processo de produção e reprodução, contribui para o reconhecimento profissional do Serviço Social como trabalhador assalariado. A partir disto rompe com o conservadorismo, mais uma vez a teoria social crítica passa para
É na construção da profissão que o Serviço Social constitui sua prática, pois ao vender sua força de trabalho passa viver em uma linha tênue, entre ser mercadoria e profissional, que é a contradição da profissão. Como profissional, tem que obter resultados para o empregador, pelo qual foi contratado, e sua profissão se apóia na questão social, na melhoria do outro, uma consequência da movimentação economia (capitalismo), e do Estado. Como profissional e/ou mercadoria ainda dispõe de sua instrumentalização física e humana para melhores resultados na sua prática e crescimento.
Devido às demandas e precarização dos serviços, não há tempo para adquirir especializações, ou seja, enriquecer-se no campo teórico científico ou pesquisas científicas. Então por outro lado, em relação a saúde do profissional, explorado e desgastado com a precariedade do seu instrumento de trabalho, sendo o profissional o sujeito vivo, sofre e adoece.