Esqueleto Artigo Agronomia
Vítor Pureza Cardoso¹, José Realino de Paula², João Carlos Mohn Nogueira³ e Mariana Cristina de Moraes4
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE
1. INTRODUÇÃO
Brosimum gaudichaudii Trécul é uma árvore típica do cerrado brasileiro pertencente a família Moraceae, popularmente conhecida por mama-cadela ou mamica-de-cachorra.Tem o hábito arbustivo ou arbóreo, podendo chegar até 4 metros de altura. Possui folhas simples, alternadas e pecioladas. Flores masculinas com um só estame e flores femininas com um a dois ovários inferiores e frutos amarelo-alaranjados, com superfície rugosa, com uma ou duas sementes, medindo cerca de 2 centímetros de diâmetro (ALMEIDA et al., 1998).
Os frutos da mama-cadela (B.gaudichaudii) podem ser consumidos in natura, ou processados para a fabricação de picolés e sorvetes, mas o seu principal uso e o mais conhecido é a utilização deste vegetal como medicinal. Segundo LORENZI & MATOS (2008) o extrato das folhas, cascas e principalmente as raízes são usados topicamente para o tratamento do vitiligo (doença que causa a despigmentação da pele). A utilização de partes vegetais desta planta é justificada pelo fato dela ser rica em uma classe de metabólitos secundários denominados furanocumarinas, sendo o bergapteno e o psoraleno os principais encontrados (POZET, 2005), que promovem uma repigmentação da pele sobre ação do sol.
Muitos fatores estão relacionados quando se trata de plantas medicinais e o seu manejo, e é muito importante verificar na hora se sua coleta fatores como: idade, tipo de solo e clima. Os metabólitos secundários desempenham papeis importantes na bioquímica e fisiologia dos vegetais estando envolvidos em muitos processos fisiológicos de plantas, particularmente naqueles que respondem ao estímulo ambiental (GOMES; LIMA, 2014).
Sendo o foco do extrativismo para o uso medicinal, a raiz da mama-cadela,