ESportes Coletivos
As favelas constituem um dos mais graves problemas sociais da cidade de São Paulo, pois expõem parcela considerável de sua população a péssimas condições de vida, seja do ponto-de-vista da ausência de serviços de infra-estrutura, seja pelas condições de segurança dos imóveis (frequentemente em risco de desmoramento, inundação, incendio, etc.), seja pelas condições insatisfatórias de salubridade, expondo os moradores ao risco de contrair diversas doenças. Considerando o entorno dessas submoradias, a precariedade também se manifesta na escassez da oferta de serviços públicos, com falta de equipamentos de saúde, educação, cultura, lazer e transportes.A população favelada também é mais vulnerável a diversas formas de violência e desrespeito ao pricnipio da dignidade humana. Não raramente, as favelas paulistanas concentram elevadas taxas de homicídio e diversos outros crimes, além de atividades relacionadas com o trafico de drogas.
As pessoas que vivem em favelas sofre muito preconceito isso ocorre pelo fato das pessoas acharem que quem mora em favela possivelmente é uma pessoa ruim, bandido, traficante, e pessoas que nao tem um bom coração, por este motivo muitos jovens que moram em favelas omitem a informação de que residem nessas comunidades,Tanto Rail como o taxista do Rio dão a impressão de que consideram as favelas locais onde a maioria esmagadora dos moradores é de consumidores de drogas, traficantes ou criminosos em geral.
Mas visitando favelas e conversando com seus moradores é fácil perceber que isso não é verdade.
Há violência e traficantes, mas grande parte dos que lá residem é de trabalhadores assalariados que, se pudessem, viveriam em casas melhores, em outros locais.
O preconceito infelizmente ainda existe e é uma barreira que dificulta ainda mais o respeito dos direitos humanos nessas comunidades.