Espodossolo
• Classe: espodossolo.
• Elemento formativo: espodo.
• Termos de conotação e de memorização: “spodos”, cinza
Vegetal, horizonte b espódico.
OCORRÊNCIA DE ESPODOSSOLO NO BRASIL:
No Brasil são 160.892 km2, equivale a 2% do solo brasileiro.
Nas bacias litorâneas ao longo da costa leste.
Especialmente na bahia, sergipe e alagoas.
Nas baixadas arenosas do rs.
Nos tabuleiros costeiros dos sedimentos da formação barreiras.
No estremo nordeste do estado do amazonas e no centro sul de roraima onde estão suas áreas mais extensas e expressivas. FIGURA 1. Imagem apresentando ocorrências de espodossolo no Brasil.
DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS
Em geral, são solos profundos, ácidos e pobres em nutrientes. São constituídos por material mineral, apresentando horizonte B espódico, em sequência a horizonte E (álbico ou não) ou horizonte A, dentro de 200cm da superfície do solo, ou de 400 cm de profundidade, se a soma do horizonte A+E ou horizonte hístico + E ultrapassa 200cm de profundidade segundo critérios estabelecido pelo SiBCS (Sistema Brasileiro de Classificação do Solo) (Embrapa, 2006).
No campo, pode ser identificada pela cor do horizonte espódico, que varia desde cinzenta, de tonalidade escura ou preta (Figura 3), até avermelhada ou amarelada, e pela nítida diferenciação de horizontes. Podem apresentar um horizonte cimentado como fragipã, duripã ou “ortstein” subjacente ao horizonte espódico. FIGURA 2. Horizontes do solo.
FIGURA 3. Material de origem e cores predominantes do espodossolo.
Verifica-se a atuação do processo de perda de compostos de alumínio com ou sem ferro em presença de húmus ácido e consequente acumulação desses constituintes em profundidade. São solos, em geral, moderada a fortemente ácidos, normalmente com saturação por bases baixa (distróficos), podendo ocorrer altos teores de alumínio