espiritualidade para casais
ESPIRITUALIDADE - ...
Ao procurarmos nos dicionários, vemos que palavra espiritualidade tem relação com a “alma” ou “espírito”, mas não no sentido de algo abstrato, eis que faz lembrar inspiração, força que leva a agir, ela vem de dentro e nos impulsiona para a ação, é um atributo que faz parte da essência do ser humano, que produz uma mudança interior, para tanto, deve ser exercitada, para que se torne uma oportunidade real e constante na busca do crescimento interior.
Neste esteio de pensamento, a espiritualidade é um processo de formação nunca acabado, exatamente como a vida, na qual estamos sempre nos transformando e aprendendo. Com efeito, atualmente essa terminologia tem sido muito mal entendida, em virtude da diversificação de cultos, religiões, crenças e crendices, tanto que o escritor colombiano Harld Carmona diz que “boa parte da espiritualidade moderna é puramente uma mística sem ética, uma emoção sem missão e uma especulação sem meta.” Nesse cenário, o grande desafio é estar aberto para o aprendizado, para mudanças e para o crescimento, e ao mesmo tempo assumir uma posição contra as novidades que nos aparecem recheadas de subterfúgios, artifícios e estratégias, que têm como único objetivo ludibriar a boa fé daqueles que devem ser alvos do nosso amor e da nossa misericórdia. A espiritualidade cristã é como o amor, é intrínseca ao ser humano, é uma atividade que nos leva a uma busca, a um profundo diálogo em comunhão com Deus, que se pode dar através da oração diária, do perdão, da solidariedade, enfim, daquilo que nos traz conforto e paz interior. Vale lembrar que, Santa Teresa disse que “a oração é um trato de amizade com Deus”.
Em Romanos 8.16, o apóstolo Paulo diz que, o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos de Deus e, complementa ao dizer que passamos a ser habitação do Espírito Santo (1 Cor. 6.19,20). Deste estreitamento na relação Deus e Homem é que