Espirito santo
Meditando sobre o Espírito Santo, em especial nos temas direcionados na Novena composta pela Beata Elena Guerra, podemos perceber quão grandiosos são os benefícios que o Espírito Santo concede às nossas almas. E que por primeiro, o maior benefício que Ele nos concede é o de ser Ele mesmo o Benfeitor!
Qualquer pessoa que nos visita, que nos presenteia com algo, sempre que nos concede, oferece algo, é algo externo a ela mesma. Por maior e mais importante que possa ser um benfeitor nosso, sempre vai nos dar coisas, bens externos, que são importantes para nossa vida humana. Mas nenhum benfeitor vai nos dar a si mesmo, ou vai?
No caso do Espírito Santo, Ele é o Benfeitor e certos desta verdade, só pelo fato dEle ser o Benfeitor, já somos beneficiados... pois todos os bens que recebemos dEle, vem de Sua mesma presença em nós...
Afirma Leão XIII em sua Encíclica sobre o Espirito Santo, Divinum Iluud Munus, que o Espírito Santo não só nos proporciona as mercês divinas, mas é também o seu Autor, pois Ele próprio é a Dádiva suprema; procedendo do Amor recíproco do Pai e do Filho, com justiça é considerado e denominado “o Dom de Deus Altíssimo”.
Nos remetemos aqui a um dos temas caríssimos da Beata que se encontra no 2. dia de sua meditação da Novena: o Espírito Santo habita em mim! Ele é o meu Benfeitor! Sua presença em mim, já enriquece de bens a minha alma...
Sua presença divina em mim, comunica a vida sobrenatural que me foi infusa no Batismo. Sua inabitação na minha alma, me torna santuário da Trindade e me faz participante pela Sua graça, da natureza divina.
Para Elena Guerra, a inabitação acontece porque o Espírito Santo vem aperfeiçoar a obra da Redenção e porque “santifica os homens dando-se a eles”.
Como é grande esta verdade.... Saber que possuo um Benfeitor que habita em mim e se ocupa dia e noite em bem fazer em mim todas as coisas, mas principalmente a minha santificação. O maior feito que o