espirito santo
Falar sobre o Espírito Santo de Deus é falar de um amigo e ajudador, a terceira pessoa da Trindade. O Espírito Santo também é pessoa, pois possui mente, emoções e vontades, além de ser também o próprio Deus. Depois da ressurreição de Cristo, Ele se tornou mais atuante, agindo também através do falar em línguas, de forma que essa atuação se tornou mais presente no tempo atual. Mas, nem sempre foi assim. Como será que o Espírito Santo atuava no Antigo Testamento? É o que abordaremos no decorrer deste trabalho.
DESENVOLVIMENTO
O Espírito Santo foi mencionado oitenta e oito vezes no Antigo Testamento, um terço das vezes em que é referido no Novo Testamento. A palavra hebraica para “Espírito” é “Ruah” que, às vezes, é traduzida por “vento” e “sopro”. Sendo assim, as referências no Antigo Testamento ao sopro de Deus e ao vento da parte de Deus (Gn. 2.7; Ez. 37.9,10,14), também pode referir-se a obra do Espírito de Deus. O Espírito Santo é revelado no Antigo Testamento de três maneiras: primeira, como Espírito criador ou cósmico, por cujo poder o universo e todos os seres foram criados; segunda, como o Espírito dinâmico ou doador de poder; terceira, como Espírito regenerador, pelo qual a natureza humana é transformada.
Espírito Santo, na unidade trina
Há alguns versículos no Antigo Testamento em que vemos a participação do Deus Trino e, o Espírito de Deus é parte integrante nesse processo:
- Gênesis 1.26: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sabre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra."
- Gênesis 3.22: "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal."
- Gênesis 11.6-7: "Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo: agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a