Espiritismo
Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhes falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens.
Diz Emmanuel no prefácio do livro “Vinha de Luz” o Evangelho é o sol da imortalidade, que o espiritismo reflete com sabedoria para a atualidade do mundo.
Jesus
A primeira tendência dos homens ao encontrar aquele sol que circulava pela Palestina, (ex criança com os pais) era aprisionar a grandeza de cristo com a sua pequenez, na nossa pequenez,
Cometemos um grande equivoco, porque na verdade Jesus se apagou para não nos ofuscar.
Jesus usa a linguagem humana, se vale dos cotidianos das pessoas simples, aproveita todo a cultura, as estruturas sociais para extrair o exemplo de suas parábolas, mas não nos enganemos, a palavra de Jesus é sopro espiritual nas narinas de barro, com Jesus a linguagem humana transcende os limites do mundo encarnado.
Precisamos entender que o ensino de Jesus é uma realidade que vai vigorar plenamente na terra daqui a alguns milhões de anos.
O Cristo é preciso fazer essa refleção O Jesus que a Doutrina espírita nos apresenta esta a um pequeno passo do Jesus conhecido pela humanidade (calculo uns 40 milhões de anos)
Na revista espírita de 1868, dezembro de 1868, Allan Kardec publica uma