Esperan A De Paz Jesus Perante Pilatos
RESUMO
O presente texto tem por objetivo analisar a perícope que encontra-se no evangelho segundo escreveu São Marcos, capítulo quinze, versículos de um à quarenta e quatro. O objetivo é, além de abordar a figura política, social e espiritual de Jesus Cristo no contexto de sua época, tratará, também, a cultura judaica com cunho religioso, suas expectativas com relação ao
Messias, os subgrupos formados a partir do judaísmo e o que os diferencia. Outros pontos que serão trabalhados giram em torno da figura de Pôncio Pilatos: sua história, suas influências e o seu governo; os entraves enfrentados por Pilatos ao receber Jesus, a influência de seu cargo político em relação à sua decisão e as consequências psicológicas e espirituais desenvolvidas na vida deste personagem. Esses pontos têm o objetivo de conduzir a análise sobre a razão pela qual esse povo colocou a esperança em Pôncio Pilatos e clamou a execução de Jesus.
PALAVRAS-CHAVE: Política, social, cultura judaica, Messias, Pôncio Pilatos.
ESPERANÇA DE PAZ:
Jesus perante Pilatos para ser julgado
Perícope – E entregaram Jesus a Pilatos
E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o
Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos. (Evangelho segundo São Marcos, capítulo 15, versículo 1)
Forma grega - καì eύθύς πρωί συµβουλιον ποιήσαντες οι απχιεπεις µετα των πρεσβυτερων και γραµµατέων και ολον το συνέδριον δήσαντες τον 'Ιησουν απήνεγκαν και πρεδωκαν Πιλατω
1
Aluna da disciplina de Exegese do Novo Testamento, do segundo semestre de 2014, na Faculdade Teológica
Batista Central de Brasília.
1
Tradução livre – E imediatamente de manhã, na presença do Conselho, os principais sacerdotes, os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio, após render Jesus, o entregaram na presença de Pilatos.
TABELAS
Verbos
Entregar, julgar, acusar, levar.
Substantivos Pilatos, sacerdotes, anciãos, escribas, Sinédrio, Conselho
INTRODUÇÃO