espectrofotometria
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ANÁLISE INSTRUMENTAL
ESPECTROFOTOMETRIA
Acadêmica: Karine Paula Reichert
Curso: Química Licenciatura Plena
Professor: Martha Adaime
Renato Zanella
Santa Maria, março 2012
A espectrofotometria é um método analítico que baseia-se na interação da matéria com a energia radiante, ou seja, radiação eletromagnética quando os elétrons se movimentam entre níveis energéticos. Este método permite a determinação da concentração de um composto em solução.
Para fazer este tipo de medida, usa-se um espectrofotômetro, que é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida e a luz transmitida por essa solução. O espectrofotômetro permite saber a quantidade de luz que é absorvida a cada comprimento de onda.
A equação que expressa a relação entre a absorvância e a concentração de uma amostra é conhecida como Lei de Lambert-Beer ou simplesmente Lei de Beer:
A= b C
Para confeccionar a curva analítica, geralmente escolhe-se o comprimento de onda no qual a espécie apresenta máxima absorção. A Lei de Beer é seguida mais rigorosamente se a absorvância é praticamente constante na região do comprimento de onda selecionado. Os valores de absorvância obtidos e gráfico correspondente na obtenção do espectro da solução de nitrato de cromo 0,050M são mostrados a seguir:
OBJETIVO
Demonstrar o procedimento através da curva analítica verificando se a solução de nitrato de cromo nono hidratado 0,05 M, obedece a Lei de Beer e qual comprimento de onda isso ocorre.
PARTE EXPERIMENTAL
A parte experimental foi realizada de forma idêntica a mencionada na técnica.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os valores de Absorvância obtidos na obtenção do espectro da solução 0,05 M de Cr(NO3)3 . 9H2O são mostrados a seguir:
λ (nm) A
530 0,385