Espectrofotometria
Pratica 2
Determinação de AAS em comprimidos.
Alunos: Ivan da Silva Cunha Leandro Assis Magalhães Rodrigo Munaier
Professor: Paulo Jorge
Materiais e Reagentes: * Bureta (4) de 10mL com precisão de 1/20 da marca DELTEX. Bureta previamente calibrada; * Balança analítica AND, modelo R200 com precisão de 0,1mg e peso máximo de 210g; * Potenciometro pH ANALYSER modelo 300; * Eletrodo de Ag/AgCl; * Agitador magnético; * Béquer de 150mL; * Proveta de 10mL; * Nacele; * Piceta; * NaOH (0,3917 ± 0,0004)mol/L; * AAS/comprimido 500mg, fabricado por alunos do 8º período do curso de famácia da UFMG, em 03/2004. * Álcool Etílico PA; * Água destilada;
Procedimentos:
Primeiramente pesou-se três comprimidos de AAS, utilizando a balança analítica. Ao pesar o comprimido tomou-se cuidado para que todo material fosse transfirido para um béquer de 150mL com auxilio de um pouco de água destilada. Em seguida adicionou-se aproximadamente 10mL de álcool etílico PA no béquer para solubilizar o comprimido. As três amostras forma deixadas em agitação por alguns minutos no agitador magnético para obter uma melhor solubilização dos comprimidos.
Nesse intervalo o hidróxido de sódio foi colocado na bureta de 10mL para realizar a titulação do AAS presente no comprimido.
Em seguida adicionou-se água destilada até que fosse possível mergulhar o eletrodo completamente na solução, ponte salina totalmente imersa. Antes de mergulhar o eletrodo na solução de estudo, tomou-se o cuidado de lava-lo com água destila e enxuga-lo como papel.
Por fim foram feitas as leituras do potêncial como o potenciometro, para cada volume de NaOH adicionado a solução por meio da buteta. Os incrementos da titulação estão descritos na tabela 1, juntamente com os potenciais encontrados para cada volume. Esse procedimento foi repido para as outras duas amostras.
Resultados e Discussão:
A reação envolvida nessa