espectografo
Materiais:
Um CD
Uma caixa de cereais
Fita adesiva
Uma faca
Como fazer:
Construção de um espectrómetro numa caixa de cereais. O CD é colocado num ângulo de 60ºem relação ao fundo da caixa
Pode-se aproveitar estas redes de difração caseiras para construir o nosso próprio espectrómetro. Este é constituído por dois elementos importantes: um CD, o qual separa a luz nas suas diferentes cores, e uma pequena fenda no lado oposto da caixa, a qual produz um feixe estrito de luz.
A fenda é feita num dos lados da caixa usando papel grosso e fita adesiva. Uma abertura de 0.2 mm deverá funcionar bem,
No lado oposto da caixa, é montado um CD (o autor usou um CD-RW vazio) a um ângulo de 60º com o fundo da caixa. No cimo, é aberto um orifício, através do qual se observa o CD. A luz de fundo é removida da caixa, tapando todos os pequenos orifícios á volta do CD, bem como os lados do CD, com fita preta.
Para observar um espectro, a fenda é dirigida para uma fonte de luz (quanto mais próxima melhor), e o investigador observa através do orifício no topo da caixa. Mova a caixa um pouco para procurar o melhor ponto de observação.
Como separar a luz
Existem várias maneiras de separar a luz nas suas diferentes cores. Uma forma é usar um prisma, tal como Newton fez. Devido ás variações no índice de refração, as diferentes cores seguem diferentes caminhos através do prisma, levando á separação das cores.
Outra forma é usar uma rede de difração, que consiste num numero elevado de pequenos sulcos, colocados paralelamente uns aos outros em uma superfície, tal como se mostra a seguir.
A interação destes pequenos sulcos com as ondas de luz conduzem a que as diferentes cores sejam refletidas em diferentes direções.
Um prisma separa a luz branca nas suas cores constituintes
Como se forma o espectro?
É tudo graças aos átomos. Um átomo individual pode estar em diferentes estados de energia, dependendo se os seus elétrons