Especificação sobre o solo
CHARLES JEFFRISON EMANUEL CARVALHO SANTOS
ESPECIFICAÇÃO SOBRE O SOLO
São Miguel do Araguaia- Goiás
2011
CHARLES JEFFRISON EMANUEL CARVALHO SANTOS
ESPECIFICAÇÃO SOBRE O SOLO
Trabalho apresentado ao Curso de Aquicultura da UEG - Universidade Estadual de Goiás, para a disciplina de Ecologia Geral.
Profª. Alessandra
São Miguel do Araguaia- Goiás
2011
Sumário
Solo 4 Pedogênese 4 Funções do solo 5 A composição do solo 5 Classificação quanto à granulometria 6 Solos arenosos 6 Solos siltosos 6 Solos argilosos 6 Latossolo 7 Solo lixiviado 7 Solos negros das Planícies e das Pradarias 7 Solo árido 7 Solos de montanhas 7 Solo Orgânico 7 Classificação taxonômica de solos 7 Primeira classificação 8 Horizonte diagnóstico 8 Classificação brasileira 9 Classificação internacional dos solos 10 Morfologia 10 Perfil e horizontes 11 Textura 12 Cor 13 Estrutura 13 Consistência 13 Poros 14 Fertilidade e erosão 14 BIBLIOGRAFIA 15
Solo
Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). Essas fases podem ser encontradas em diferentes proporções, dependendo de fatores como tipo de solo e forma de utilização.
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes ópticas. Para um engenheiro agrônomo, através da edafologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida vegetal. Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção.
Pedogênese
Pedogênese é o processo químico e físico de alteração (adição, remoção,