ESPECIFICAÇÃO DO PROJETO DE SISTEMAS PNEUMÁTICOS
Especificação de cilindros: Com o auxílio da planilha do Excel apropriada, entrar com dados de força e pressão de trabalho para obter o diâmetro dos cilindros. Observar também o curso necessário para cada cilindro. A especificação final de cada um deve ficar como, por exemplo:
Cilindro ISO de dupla ação 32x150, (sendo 32mm a medida do diâmetro e 150mm a medida do curso).
Especificação das válvulas direcionais: Após calcular o consumo médio de cada cilindro (na planilha do Excel), encontrar as válvulas adequadas para cada cilindro observando a vazão necessária para cada caso (litros por minuto). Exemplo:
Válvula direcional 5/2 vias duplo solenóide ¼” (sendo ¼” a medida da rosca)
Unidade de tratamento: Somar todos os consumos dos cilindros e com esse total, encontrar na tabela de dados o conjunto que atende a vazão total do circuito.
Exemplo: Filtro regulador P3A ¼”
Mangueiras: Tomando como base a vazão e o comprimento necessário da tubulação, especificar o diâmetro da tubulação conforme tabela específica. Exemplo: Tubo PU 6 (diâmetro externo de 6mm)
Conexões: Tendo especificado os componentes e a tubulação, especificar as conexões adequadas, como por exemplo:
Para uma válvula 5/2 vias de ¼”, necessitamos de 3 conexões e mais 2 silenciadores, se a mangueira utilizada for a de 6mm, logo, as conexões serão do tipo 6 – ¼, podendo ser retas ou curvas.
No caso dos cilindros, procurar no catálogo a medida da rosca de cada um tendo como base o diâmetro especificado anteriormente, por exemplo: Um cilindro ISO de dupla ação com diâmetro de 32 mm tem suas conexões na medida de ¼”.
Válvulas auxiliares (reguladoras de fluxo) Com base no consumo médio de cada cilindro, procurar no catálogo a válv. Reg. De fluxo que atende a cada solicitação. Exemplo: Válvula reguladora de fluxo de 1/8”