Especialidade Cuidados Bucais
Item – 1: Demonstrar como usar a escova de dentes e do fio dental.
Item – 2: Demonstrar como aplicar, na escovação dos dentes, a abordagem sistemática.
Escovando os dentes corretamente como demonstrado no item 1 e indo corretamente ao dentista no dia e tempo certo nas consultas fazendo sempre que possível uma limpeza.
Item – 3: Conhecer as dentições humanas, os dentes que as compõem e suas diferenças.
Um humano adulto tem normalmente 32 dentes, dezesseis na mandíbula e dezesseis na maxila. Os quatro incisivos, localizados à frente, cortam pedaços de comida não muito duros. Junto deles, estão os dois caninos, um de cada lado (sendo quatro no total). Por serem pontiagudos, servem para dilacerar e perfurar. Os incisivos e os caninos preparam uma quantidade de alimento para serem deglutidos. Os quatro pré-molares e os seis molares cumprem as funções de o cortar, esmagar e triturar.
Item – 4: Descrever como a cárie se desenvolve
Ela é causada por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente, formando um pequeno buraco. O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a "escavação" se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos. O "prato" preferido das bactérias é o açúcar refinado. É fundamental caprichar principalmente na escovação noturna, pois as bactérias são mais ativas à noite, quando a salivação, que ajuda na limpeza, é menos intensa.
Item -5: Descrever como se desenvolve a gengivite, a periodontite e o tártaro.
Ela é causada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma fina película que adere à superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival, quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada. No estágio inicial da doença, o osso e o tecido alveolar onde se fixam os dentes não são afetados. A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e