Espec formal
Avelino Farias de Oliveira - 201010587
UNIR – Universidade Federal de Rondônia avelinofo@gmail.com Espec. Formal de Software – Prof. Régis
Resumo
As práticas para tornar o software e seu respectivo processo caracterizam-se em métodos para o seu gerenciamento e representação, definindo assim as atividades decorrentes de sua execução. Esta representação de seus objetos e atividades é definida por alguns modelos que estruturam o gerenciamento do mesmo, cada um com suas respectivas características englobam vantagens e desvantagens que são descriminadas neste artigo para uma maior visão do leitor.
Palavras-chave: Estrutura de software; Modelos de Software; Representação de software; Processo de software;
Processo de Software
Processo de software, ou processo de engenharia de software, é uma sequência coerente de práticas que objetiva o desenvolvimento ou evolução de sistemas de software. Estas práticas englobam as atividades de especificação, projeto, implementação, testes e caracterizam-se pela interação de ferramentas, pessoas e métodos.
(MAGELA, Rogerio, 2006)
Um modelo de processo de desenvolvimento de software, ou simplesmente modelo de processo, pode ser visto como uma representação, ou abstração dos objetos e atividades envolvidas no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processos de software e consequentemente o progresso do projeto.
(MAGELA, Rogerio, 2006)
Vantagens: Oferecem um roteiro útil para o trabalho de engenharia de software. Mas, nenhum modelo de processo é perfeito; Padronização dos artefatos; Melhor comunicação da equipe; Menos treinamento de pessoal;
(Ian Sommerville, 2011)
Modelo Cascata
O modelo em cascata é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto,