Espaços Confnados
JOSÉ RIBAMAR MELO DOS REIS
TURMA D
POLO PAULO VI
ANÁLISE DE RISCOS II
Atividade 1
NR 33: espaços confinados
São Luis
2014
NR 33: espaços confinados
Muitos locais de trabalho contêm áreas que são consideradas "espaços confinados", porque enquanto eles não são necessariamente projetados para as pessoas, eles são grandes o suficiente para os trabalhadores entrarem para executar determinadas tarefas. Um espaço confinado também tem entrada ou saída limitada e não foi projetado para ocupação contínua. Os espaços confinados incluem, mas não estão limitados a, tanques, vasos, silos, caixas de armazenamento, funis, abóbadas, poços, bueiros, túneis, caixas de equipamentos, dutos, tubulações, etc.
Para descrever um espaço confinado é necessário que ele tenha uma ou mais das seguintes características: ter potencial para conter uma atmosfera perigosa; ter paredes que convergem para dentro ou pisos que se inclinam para baixo e afunilam em uma área menor que poderia formar uma armadilha ou asfixiar um participante; ou contém qualquer outro perigo para a segurança ou a saúde reconhecidos, tais como máquinas subterrâneo, fios desencapados expostos, ou o stress do calor.
Os espaços confinados podem ser mortais. Um número expressivo de pessoas são mortas ou gravemente feridas em espaços confinados a cada ano no Brasil. Isso acontece em indústrias, na construção civil ou até mesmo em atividades que não aparentam riscos. Entre as vítimas estão incluídas pessoas que trabalham no espaço confinado e também aqueles que tentam resgatá-las sem treinamento e equipamento adequado.
O espaço confinado pode ser qualquer espaço de natureza fechada, onde há risco de morte ou ferimentos graves a partir de substâncias perigosas ou condições perigosas como por exemplo, falta de