espanhol
Compareça uma charreada, onde você poderá viver a diversão e emoção da tradição equina mexicana. Mais do que um esporte, a charreria representa a cultura, a tradição e a história mexicanas, já que implica competências de montaria de cavalos, laço e o manejo do gado. Originalmente, a charreria se desenvolveu nas fazendas do México, onde os trabalhadores tentavam vencer os outros com suas habilidades de montaria e laço, que transformou estas tarefas numa forma de arte. Com a dissolução das fazendas, a charreria passou a ser um esporte com competências formais chamadas “charreadas”. A música de mariachi e a charreria estão estrelaçadas. Ambas as tradições se desenvolveram simultaneamente no ocidente do México. A música tradicional nas charreadas fica sob a responsabilidade dos mariachis, que vestem como charros, mas com cores mais brilhantes e com mais enfeites.
A popularidade do cinema mexicano contribuiu à imagem do charro e solidificou sua relação com a música de mariachi. Os atores mexicanos Jorge Negrete e Pedro Infante interpretavam as personagens de charros nos filmes das décadas de 1940 e 1950, glorificando a imagem do charro nobre que representava a força, masculinidade e todo o mexicano.
Compareça uma charreada durante sua visita a Guadalajara para viver, na própria carne, uma manifestação cultural. Dentro das competências há nove eventos diferentes, chamados "suertes", além de um evento para mulheres ginetes, chamado “escaramuza”. Existem regras estritas e os charros recebem qualificações que se baseiam na velocidade, estilo e precisão. O evento pode durar várias horas; portanto, compre um refrigerante bem gelado e uns petiscos aos vendedores ambulantes, e fique surpreso com as habilidades, a velocidade e valentia dos competidores. Além do aspecto competitivo, a charreada é um evento festivo que inclui música e comida.
Para a melhor amostra da charreria compareça o Campeonato Nacional Charro, realizado em