ESPANHA: FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os acontecimentos que levaram a formação do Estado da Espanha, tomando por base a pesquisa realizada e o conteúdo apreendido em sala de aula.
Precipuamente, buscamos desenvolver o conteúdo aqui proposto para levar ao leitor o conhecimento sobre os acontecimentos históricos que foram fundamentais para a formação do Estado da Espanha, sob, até então, essa nova égide visualizada por Maquiavel.
Discorreremos de forma sucinta sobre o território da Hispania, que pertencia ao Império Romano, enfatizando sua principal contribuição para o crescimento daquele Império, sob o governo do Imperador Trajano que era natural daquela localidade.
Após, trataremos do acontecimento que levou a Espanha ao status de Estado Moderno, que foi o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Tal acontecimento uniu os dois maiores reinos da época e possibilitaram a Reconquista do território da Península Ibérica e a expulsão dos árabes daquela região, além de transformar a Espanha em um Estado Único.
Apresentaremos fatos decorrentes de instabilidades políticas que fizeram com que, por duas vezes, a Espanha alterasse sua forma de governo de Monarquia para República.
Transcreveremos a Guerra Civil, fato que culminou com o golpe de estado de 1939 pelo general Franco, levando a Espanha a viver uma ditadura até o ano de 1975.
Apresentamos também algumas peculiaridades da Espanha, tais como os idiomas falados, a sua bandeira, o hino nacional e a tradicional tourada.
Ainda, buscaremos apresentar um breve relato histórico da atual Constituição espanhola e o funcionamento de seus tribunais.
1. Idade Antiga: Contribuição da Espanha para o Crescimento do Império Romano
Antes de adentrarmos nos acontecimentos históricos que levaram à formação do Estado Moderno na Espanha, sob a forma de Estado Absolutista, como forma a agregar conhecimento, trataremos, de forma sucinta, sobre a Espanha na Idade Antiga.