Espa Os Confinados
POST: 24 FEVEREIRO 2015
ESCRITO POR MALUAR ROCHA
As principais medidas técnicas que constam lá na NR 33.
Medidas Técnicas para Gestão dos Espaços Confinados
As medidas técnicas preveem as mais diversas situações:
1 - Identificar, isolar, e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas:
Nessa medida, uma etapa muito importante é a utilização da sinalização conforme estabelecida no Anexo I. E perceba também o seguinte: a norma fala em evitar a entrada de pessoas não autorizadas: logo é responsabilidade do vigia que estará todo o tempo ali na entrada do espaço confiado garantir que essas pessoas não autorizadas não tenham acesso ao local. Veja bem: é importante que, em certas situações, sejam utilizadas fitas, cavaletes, e cones para bloquear e dificultar o acesso de pessoas não autorizadas ali naquela área.
Outro lembrete importante é o seguinte: no caso dos espaços confinados que, irá adentrar uma pessoa, ou um grupo será preciso que se estabeleça algum tipo de controle a ser feito pelo vigia para que se evite a hipótese ainda que absurda de que alguém seja esquecido nesse espaço após o seu fechamento: crachá, espelho, anotação de registro, pulseira de controle, enfim. Esse procedimento é necessário para evitar a hipótese de que esse tipo de problema possa acontecer.
2- Antecipar e reconhecer os riscos no espaço confinado
O responsável técnico ou supervisores devem ser capazes de antecipar os riscos e reconhecê-los. Ou seja, de forma explícita definir quais são os riscos presentes naquele espaço. Além disso essas normas ainda citam:
3 - Proceder a avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.
4 - Prevê a implantação de travas e bloqueios de etiquetagem.
5 - Implementação de medidas necessárias para eliminação ou controle dos riscos atmosféricos
Agora vamos mergulhar um pouco mais sobre esse assunto dos riscos atmosféricos: