esgotamento sanit rio biogas
Em escala residencial o Biogás pode ser produzido seguindo um esquema simplificado em que a estrutura se baseia na coleta de detritos orgânicos, seu encaminhamento para uma fossa de tratamento, sua mistura com água, a coleta, o armazenamento e distribuição do gás produzido e o direcionamento do material orgânico residual para o sistema de esgotamento sanitário público.
Esquematização da captação, transformação e uso do biogás para residências:
Fonte: http://portuguese.alibaba.com/product-gs/new-biogas-digester-328170255.html
A nível de bairro ou condomínio o tratamento, visando a geração de gás biocombustível, é feito por meio de biodigestores, que não passam de pequenos reatores de fontes biológicas que geram reações químicas, e pode ser transferido para as residências.
Na escala municipal a captação de gases ocorre nas E.T.E.’s, Estações de Tratamento de Esgoto, acontece a coleta dos gases do lodo.
O mesmo sistema de biodigestores aplicado aos bairros é utilizado neste sistema, com a diferença de que no caso dos condomínios o detrito sólido resultante é encaminhado para o Esgotamento Sanitário Público.
Na coleta de biogás das E.T.E.’s a biomassa é inserida no biodigestor, onde permanece por um prazo de aproximadamente noventa dias, prazo necessário para se transformar em biofertilizante.
Há alguns modelos mais usuais de biodigestor, são eles:
Biodigestor Indiano:
FONTE: HÉLCIO ALEXANDRE RODRIGUES ZILOTTI
Biodigestor Chinês:
FONTE: HÉLCIO ALEXANDRE RODRIGUES ZILOTTI
As usinas nesse caso normalmente trabalham com a cogeração de energia, aproveitando também o calor gerado pelos gases para movimentar o biodigestor, tornando este processo quase 100% autosustentável.