Esfregaço sanguíneo - Imunologia
AULA PRÁTICA:
Esfregaço sanguíneo
SÃO PAULO - 2012
GRUPO EDUCACIONAL HOTEC – HOSPITALIDADE, GESTÃO E SAÚDE
AULA PRÁTICA:
Esfregaço sanguíneo
Turma: IV Bacharel Noturno de Nutrição
Disciplina: Imunologia – Profº André Ribeiro
Aluna:
SÃO PAULO - 2012
Esfregaço Sanguíneo
Objetivo
Observar e identificar as células sanguíneas monócito, neutrófilo, eosinófilo e hemácia.
Desenvolvimento
Foi colocada uma gota de sangue na lâmina principal, mais precisamente próximo a parte fosca da mesma.
Sobre ela foi colocada à lâmina extensora num ângulo de em média 30°, fazendo com que a gota deixe de estar em seu formato esférico e passe a se espalhar verticalmente pela lâmina principal.
Após este efeito, a lâmina extensora foi arrastada pelo horizonte da lâmina principal inteira. Processo este denominado “esfregaço”, resultando no formato de “prainha”.
Com a lâmina já esfregada e seca, imergimos a mesma sobre três corantes, que fazem parte do kit panótico, por 5 segundos em cada um dos corantes e por fim imergimos em água.
Depois que a lâmina estava seca novamente, inserimos a mesma no microscópio óptico e sob o aumento 40x foi possível alcançar o objetivo final. Observamos as seguintes células:
Neutrófilo
Hemácia
Monócito
Eusinófilo
Kit Panótico
Panótico é o nome dado a corantes utilizado em análises laboratoriais com a finalidade de se obter resultados de forma mais rápida. Muito utilizado pelos Analistas clínicos em exames hematológicos, pois este permite a visualização de lobos nucleares dos leucócitos permitindo a distinção entre os leucócitos e hemácias. O kit é composto por três fracos, cada um com sua composição e função diferentes:
Frasco 01 - Solução alcoólica de Ciclohexadienos à 0,1%;
Frasco 02 - Solução aquosa de