ESCÓRIA NO CONCRETO
ELEMENTO
ESCÓRIA DE ACIARIA LD
Óxido de Cálcio
23-46
Óxido de Magnésio
5-13
Dióxido de Silício
11-15
Óxido de Alumínio
0,8-4
Ferro total
14-22
Propriedades Principais
PROPRIEDADES
APLICAÇÕES CORRESPONDENTES
Resistência à carga / compressão
Concreto
Asfalto
Lastro
Bases de estrada
Durabilidade da resistência
Concreto
Asfalto
Lastro
Bases de estrada
Drenagem livre
Lastro
Bases de estradas
Preparo de Terrenos
Partículas angulares interligadas
Concreto
Asfalto
Lastro
Resistência à derrapagem
Concreto
Asfalto
Inércia
Bases de estradas
Prep. Terrenos
Basicidade / CaO contido
Cimento
Uso agronômico
Teor de P2O5 solúvel
Uso agronômico
Fertilizantes
Fonte IBS 1998
Metais contidos na escória não se lixiviarão facilmente em quantidades substanciais de água subterrânea ou de superfície e, em conseqüência representam pequena ou nenhuma preocupação no tocante a qualidade da água potável.
A escória não impacta a vida animal ou outras formas de vida terrestre nas áreas de aplicação ou perto delas. Metais na escória siderúrgica não bioacumulam no solo.
A Escória de Aciaria pode ser aplicada com segurança em ambiente aquáticos, como rios, lagos e correntes, sem impactar a qualidade da água ou da vida aquática. Tais ambientes permitem suficiente diluição (pelo menos 1000 vezes) para proteger contra alterações elevadas de pH. Cuidados devem ser tomados quando se aplicar escória em corpos aquáticos menores e com baixas condições de fluxo de água, tais como terrenos encharcados ou canais rasos.
Os riscos ligados à saúde e associados com as escórias siderúrgicas não são significativos para populações urbanas e rurais ou trabalhadores em manutenção, industria e construção potencialmente expostas.
A escória utilizada na fabricação de cimento substituiu parcialmente o clinquer reduzindo o consumo de energia e conseqüentemente as emissões de CO2.
Os impactos ao meio ambiente provocados pela extração de