Escultura e ate
Toda criança possui a capacidade de criar e inventar isso é natural nelas, mas é necessário incentivo adequado para que essas capacidades sejam bem exploradas auxiliado no desenvolvimento de outras habilidades.
A escultura é a arte de representar objetos, animais, pessoas e tudo mais que a imaginação permitir, usando diversos tipos de materiais: argila, bronze, mármore, cera, madeira, ferro entre outros e variadas técnicas. A escultura pode ser apresentada para os alunos em visita a exposições, leitura feita pelo professor sobre o tema e sobre escultores e apresentação de imagens de variadas esculturas passando por diversos estilos e épocas, ampliando o leque de informações desses alunos.
Sabemos que na maioria das vezes as crianças são podadas em suas criações recebendo desenhos prontos somente para colorir e regras impostas por seus professores: de que maneira devem fazer as atividades e as cores que deverão ser utilizadas, fazendo com que a criança vá ficando limitada em suas criações, seguindo na contramão do que consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Os diversos gêneros artísticos devem ser apresentados o quanto antes para as crianças de modo que possam circular por esses gêneros tranquilamente, construindo e ampliando seus conhecimentos e capacidades.
“A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.” (PCN, 1997, p.19)
2. A História Da Escultura
Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar em relevo total ou parcial, objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas,