Escritores da Liber e Freire - Marcio Maciel
Filme Escritores da Liberdade e Paulo Freire
Londrina - PR
2013
Márcio André Maciel
Filme Escritores da Liberdade e Paulo Freire
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras – como requisito parcial da disciplina Psicologia, Psicologia Escolar e Educacional.
Docente: Giuliana Temple
Londrina – PR
2013
Introdução
A obra de Paulo Freire Pedagogia do Oprimido, é de suma importância histórica, denota pensamentos atuais sobre a pedagogia em si. Uma obra em excelência para desmitificar mitos pedagógicos criados pelos anos de opressão, de uma sociedade sem identidade que busca apenas imitar outras sociedades. Revela uma nova forma em pensar sobre grito de uma sociedade mesquinha, individualista. Trazendo então mecanismo, meios para auxiliar e ser auxiliado na práxis da verdade.
Paulo Freire é um pensador comprometido com a práxis, trazendo o pensamento da ação libertadora, em uma sociedade dividida em classes. Esta liberdade só se de desenvolve, quando o oprimido começa a viver a educação com pratica na liberdade.
A proposta deste trabalho acadêmico é através desta grande obra de Paulo Freire, discutir pontos excelentes no filme Escritores de Liberdade, onde mostra uma jovem professora sonhadora em uma classe de alunos de baixa renda, o trama do filme se desenvolve uma constante tensão racial, agressividade, violência e sem vontade de aprender ao convívio destes jovens. Então a professora Gruwell (Hilary Swank) busca métodos não convencionais de ensino refletindo a educação libertadora, e tem que enfrentar o sistema atual de ensino que conjetura a educação bancaria. O resultado da educação libertadora do filme faz com os jovens tenham um local de apoio, como eles citam um porto seguro, proporcionando confiança entre eles e neles mesmo, desenvolvendo o conhecimento e valores em meio a uma sociedade violenta.
Educação