Escolinha de esportes
Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade. Já detectamos que o esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade é de vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade. Temos no caso o futebol, onde é uma paixão nacional, além da profissão bombeiro que fascina as crianças, proporcionando assim subsídios para seu desenvolvimento como cidadão.
O referido projeto tem como perspectiva e dar continuidade a Escolinha de Futebol “Zico
10”, sediado no QCG/CBMPB, conforme fez público o BOL BM nº. 0210 datado de 26 de
Novembro de 2010, tendo também, pretensões futuras de angariar recursos com projetos estruturais no âmbito desportivo(ginásio, reforma do campo e pista de atletismo) para o CBMPB.
2. JUSTIFICATIVA
O presente projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futebol, como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, no caso, das crianças, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade, já que irão freqüentar um ambiente militar e apaixonante devido o contexto da profissão bombeiro.
Diante de um país em que os problemas sociais são inúmeros e que esta prestes a sediar eventos esportivos de maior importância mundial, tais como: Copa do Mundo (2014) e
Olimpíadas (2016). O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba - CBMPB, sendo um órgão que se insere neste contexto, tem o dever moral e ético de exercer a responsabilidade social, principalmente no que tange à democratização do acesso ao esporte e ao lazer para a infância e a adolescência.
Tais conceitos estão presentes no Art. 227 da Constituição Federal, no Art. 4º do