escolas
Em contato com a Direção da Escola percebemos que há vários projetos durante os anos elencados, mas os mesmos são diversificados, não há como eixo principal a leitura , escrita e o raciocínio lógico.Há muitos projetos ,mas desconectados um dos outros.
A relação da Escola com a família é também um destaque, ainda é fragilizada, não há um elo com a instituição de ensino. A falta de hábitos de estudos foi também mencionado pela Direção da Escola.
Outro ponto que foi socializado pelo especialista foi o envolvimento de outras secretarias do âmbito municipal que poderiam estar atuando mais como parceiras da Unidade de Educação.
Dentre as Unidades com alto índice do IDEB, nos 5ºs anos a UME Florestan Fernandes que tem prioridade em seu Projeto Político Pedagógico, como linha mestra o trabalho com leitura , escrita .Segundo relato de uma das professoras dos 5ºs anos , faz parte do cotidiano da UME , a leitura de livros pelos alunos: “ O aluno leva o livro para casa e faz a releitura em classe “. A maioria dos professores de 1º ao 5º ano estão na Unidade há mais de três anos e a CP permanece na UME já algum tempo.
Já os 9ºs anos destaco as menores : 2005 UME Oswaldo Justo , 2,9 .Em 2007 Martins Fontes 2,9 , já em 2009 UME 28 de fevereiro , obteve o índice de 3,8 .Em 2011, UME José Carlos de Azevedo Júnior teve como índice 3,6. A UME Florestan Fernandes obteve o maior índice em 2011,5,4 e em 2009 5,2. Em 2005 , Lourdes Ortiz 4,9