Escolas da adm
Escola Clássica: a escola clássica da administração foi a primeira escola de administração, com o objetivo de legitimar a personalidade racional-regal em oposição à personalidade tradicional, dentro das empresas. Tinha como preocupação básica aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos competentes da organização e das suas inter-relações estruturais. Um dos mais conhecidos fundadores da Escola Clássica de Administração foi, Frederick Winslow Taylor.
Escola das Relações Humanas: surgiu nos EUA desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Essa escola veio com o intuito de humanizar e democratizar a administração incorporando as experiências de Hawthorne, que tinha como foco a eficiência e produção dos funcionários em uma empresa, as idéias trazidas por essa escola deu origem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começou a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Escola Comportamental: a escola comportamental fundamenta-se no comportamento individual, um de seus temas é a motivação. Um dos nomes importantes dessa escola é o psicólogo americano Abraham H. Maslow, ele criou a criou a famosa pirâmide da hierarquia das necessidades humanas. A escola comportamental propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva, os comportamentalistas discordavam do modelo de máquina adotado como metáfora explicativa da organização.
Escola Neoclássica: escola neoclássica é o nome dado a um conjunto de teoria que propõem uma retomada da abordagem clássica da administração. Sua principal referência é Peter Drucker, mas também podemos incluir um grupo amplo de autores. Entre os principais conceitos que essa escola aborda, destacam-se a ênfase na prática da administração, a reafirmação relativa das proposições clássicas, a ênfase nos princípios gerais de gestão e a ênfase nos objetivos e