Escola
Matemática nos Esportes
Nomes: Ramiro oliveira Luis Antonio Henrique wallerios
Turma: 104
Introdução
A matemática no esporte a presença da matemática nos esportes é inegável, uma vez que conceitos como medidos, direção, sentido, velocidade, espaço, dentre outros conteúdos matemáticos, estão sempre presentes nas ações desenvolvidas pelos atletas ao longo da atividade.
Sumario
Bom vamos avaliar dois esportes extremamente distintos um tabuleiro usado numa partida de xadrez e uma cobrança de pênaltis bom o que esses esportes tem em comum o uso da matemática.
Desenvolvimento
Bom vamos ver o tabuleiro Geralmente é de forma quadrada, sendo seus lados divididos em oito partes, fazendo um total de sessenta e quatro subdivisões também conhecido como casas. Portanto podemos trabalhar no conceito de área, perímetro, diagonal, ângulos, e reta.
Agora vamos dizer que um tabuleiro de xadrez tenha 64 cm e se queremos calcular a área sabendo-se que o tabuleiro é um quadrado, portanto os perímetros são iguais e sabendo que o tabuleiro é formado por 8 casas de lado Podemos fazer a seguinte conta 64cm divididos por 8 tendo o resultado de 8cm de cada lado para descobrir a área basta fazer 8cmx8cm=64cm e o perímetro 8cm+8cm+8cm+8cm=32cm, Bom também podemos considerar cada casa como frações por elas formarem o tabuleiro.
Bom agora avaliando uma disputa de pênaltis No futebol pênalti é a oportunidade de gol mais clara aproximadamente 70% das oportunidades o gol acontece, estudos constataram que a bola atinge o centro do gol quando o ângulo médio da perna de apoio do atleta em relação ao chão é de 56,5° e o ângulo médio dos ombros é de 4,9°.
Se o ângulo da perna aumentar para 65,5° e o ângulo dos ombros continuarem em torno de 4,9° a bola atingirá o lado direito da rede. Quando a bola é chutada na direção contrária, é o ângulo do ombro que varia chega a 9,6°. Nesse caso o ângulo da perna fica em torno de 56,6°.
Bom então podemos definir que