Escola
Remédio para asma começa a ser distribuído
Agencia Estado
O programa Aqui Tem Farmácia Popular começou a distribuir ontem, segunda-feira, gratuitamente, remédios contra asma nas drogarias credenciadas. A medida faz parte do Programa Brasil Carinhoso, que foi lançado pela presidente Dilma Rousseff em maio.
Os três medicamentos - brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol - estarão disponíveis em mais de 20 mil estabelecimentos de todo o País, de acordo com o Ministério da Saúde. Quem precisar dos medicamentos deve apresentar a receita dentro do prazo de validade, um documento com foto e o CPF.
A pasta quer atender, de forma prioritária, crianças com até 6 anos. Isso porque a asma está entre as principais causas de internação nesta faixa etária. Segundo a pasta, a iniciativa vai beneficiar cerca de 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza. O Sistema Único do Saúde (SUS) registrou, apenas no ano passado, 177,8 mil internações em decorrência da asma. A doença mata cerca de 2,5 mil pessoas por ano. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo .
As crianças são as que mais sofrem com essa doença. Como milhares delas, João Vítor sofre com o ar seco e frio, o aumento da poluição e a circulação maior de vírus respiratórios que favorecem o aparecimento de crises asmáticas.
A asma é a doença crônica mais comum na infância. Os principais sintomas são falta de ar, aperto e chiado no peito, cansaço e tosse. Crianças que apresentem um quadro assim devem receber tratamento e até serem levadas a um serviço médico de urgência.
Só no ano passado, houve mais de 8 mil internações pelo SUS na Grande São Paulo por conta da asma. Em todo o estado, foram mais de 16 mil internações.
É uma doença que não tem cura, mas que pode ser controlada com remédios e alguns cuidados como encapar colchões e travesseiros, lavar semanalmente as roupas de cama, retirar cortinas, tapetes e carpetes