Classificação de bens, industriais de consumo e de serviços.
Produto
Produto é algo que se pode oferecer a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade. Podendo ser um ben físico ou um serviço.
Os produtos são bens tangíveis e os serviços intangíveis; pode-se defini-los como bens físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, idéias ou um misto de todas elas.
Os serviços têm um lugar especial no estudo e aplicação do marketing por estudiosos e organizações em geral.
Uma empresa pode oferecer a combinação dos dois produtos, o ben físico e o serviço: como exemplo temos uma distribuidora de automóveis que oferece o automóvel, um bem físico tangível e os intangíveis serviços de manutenção, atendimentos em garantia, salões de exposição, salas de espera e vários outros serviços de apoio. A essa oferta ao consumidor podemos chamar de “oferta híbrida”.
Outro exemplo: Algumas pessoas preferem um determinado restaurante tanto pela comida quanto pelo serviço de atendimento.
Na atualidade algumas empresas estão inovando, oferecendo aos clientes algo além da oferta híbrida de bens tangíveis e intangíveis, causando-lhes experiências diferenciadas que se tornam memoráveis.
Bens e serviços são externos atingindo o cliente externamente, as experiências são pessoais e atingem a mente de cada cliente, as organizações que desenvolvem ou promovem o “marketing de experiências” notam que seus clientes estão comprando algo mais do que apenas produtos e serviços.
Níveis de produto
Os produtos apresentam três níveis, a saber:
Produto central ou núcleo - o que o consumidor realmente está comprando, a definição do núcleo de benefícios que serão oferecidos aos consumidores, um baton, um perfume, um relógio, um automóvel;
Produto básico - estará ao redor do produto núcleo, com até cinco níveis, que são: nível de qualidade, característica, design, um nome de marca e embalagem.
Produto