escola
Isabel Rocha Souza
Mestra em Sociologia
Professora de sociologia
Colegiado de Psicologia
AGES/Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Paripiranga/BA - Junho de 2014
1- PIERRE BOURDIEU
Pierre Bourdieu nasceu em um de agosto de 1930, na França. Estudou na École Normale Supérieure e cumpriu serviço militar na Argélia. Graduado em Filosofia, Bourdieu enveredou para a Antropologia e Sociologia. Foi professor de Filosofia na Sorbonne, diretor e professor de Sociologia na École des Hautes Études em Scienses Sociales e, finalmente, foi eleito em 1982 para ocupar a cadeira de Sociologia de Cóllege de France, o Olimpo da academia francesa. Bourdieu faleceu em Paris, em 23 de janeiro de 2002.
Algumas de suas principais obras foram:
· “O poder Simbólico”;
· “As Regras da Arte”;
· “O Ofício do Sociólogo”;
· “A Distinção: crítica social do julgamento”.
Referência da sociologia moderna, Pierre Bourdieu trouxe preceitos de Emile Durkheim na construção dos fatos sociais para que fosse possível configurar um objeto de estudo, preparando um quadro de referências, com questões adequadas que possam dar abertura a respostas compreensíveis.
2- Principais conceitos
. Conceitos chaves na obra de Bourdieu, como violência simbólica, campus, habitus e os diferentes tipos de capital (econômico, social, cultural e simbólico) são conceitos que funcionam como armas a favor do conhecimento e da tomada de consciência, servindo para desvelar estratégias de dominação que estão presentes nas instituições e não são percebidas. Bourdieu põe em evidência o poder “mascarado” que age na dimensão simbólica, como numa instituição de ensino, ou numa igreja – o poder simbólico -, que é uma forma dissimulada de outras formas de poder, como o econômico. Esta postura consiste em admitir que exista no mundo social estruturas objetivas que podem dirigir, ou melhor, coagir a ação e a representação dos indivíduos,