escola
Av. Augusto Roque, 1254 – Flórida Paulista/SP
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Ensino do Interior
Diretoria Regional de Ensino – Região de Adamantina
A FILOSOFIA DA CIÊNCIA
ANA PAULA
3°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, N°04
CRISTIANE
3°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, N°07
LIARA
3°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, N°22
ROZILENE
3°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, N°30
LUIZ SÉRGIO FONSECA
ORIENTADOR
O QUE É FILOSOFIA DA CIENCIA?
A ciência é um desenvolvimento do senso comum, senso comum é um conhecimento, pois sem o senso comum a ciência não se pode existir. A ciência e o senso comum é a necessidade de compreender o mundo, de sobreviver, de viver, mas não investiga toda a realidade no mundo.
O que a ciência e o senso comum querem é a ordem, pois elas têm visões de ordem diferentes ela procura a realidade de outro modo, de modo diferente. O mundo das pessoas vem de pinturas, literaturas, religiões, entre outros, segundo os cientistas o senso comum são absurdos, e a ciência é lógica. Segundo Karl Marx diz: “A verdade cientifica é sempre um paradoxo, se julgada pela experiência cotidiana que apenas capta aparência efêmera das coisas”. (MARX Karl, 2009, p.42) 1
Uma comunidade cientifica é um conjunto que é conhecido como conhecimentos específicos. Antes a realização cientifica eram feitas individuais, hoje em dia as realizações são feita em grupos, em equipes.
A ciência ela conhece a estrutura que passa pelo mundo, o cientista só quer conhecer as coisas por conhecer. A filosofia surgiu-se na Grécia, essa filosofia conhecida como pré-socrático, nessa época faltava à ciência grega e era chamado de filosofo natural.
Para Platão é preciso o estudo da matemática porque a matemática mostra a realidade, a dificuldade, objetivos, diz Platão “Não entre aqui quem não souber geometria”. (Platão, 2009, p.353) 2
SEGUNDO KARL POPPER
Karl Popper vai falar o que levou o positivismo à morte que foi os doutrinários