Escola
Curso: Técnico em segurança do trabalho
Docente: Andreia Guimaraes
Discentes: Fladney Calonego, Lucas Fernandes e Paloma Rocha
Introdução
Existem mais de 20 milhões de substancias químicas conhecidas, das quais cerca de 200 mil são usadas mundialmente. Estas substancias são principalmente encontradas como misturas em produtos comerciais. Existem cerca de um a dois milhões de produtos comerciais.
Estas substancias estão presentes em várias atividades diárias, seja no trabalho ou em casa. São usadas para prevenir e controlar doenças, na construção de objetos, no alimento, no ar enfim, em inúmeras coisas que facilitam e até permitem a vida. Porém, ao lado dos benefícios que trazem, podem também provocar danos à saúde, ao meio ambiente e até incêndios e explosões. Para avaliar os benefícios ou problemas possíveis é necessário considerar todo o ciclo de vida da substancia, da produção ao destino final. São muitas as substancias consideradas uteis para uma determinada atividade e que se descartada de forma não apropriada podem provocar graves danos ambientais ou à saúde. O detergente caseiro é um exemplo. É muito útil na lavagem de roupas e na cozinha. Porem se descartado de forma descontrolada nos rios, pode provocar a mortandade de peixes. Outro exemplo bem simples são as baterias carregadas nos celulares. São muito uteis para que estes aparelhos funcionem, mas, quando descartada no lixo comum podem provocar sérias contaminações ambientais devido aos metais tóxicos usados na sua fabricação.
Estes exemplos mostram que o dano que uma substancia química pode provocar vai depender de uma série de fatores. A simples presença da substancia não apresenta um risco. A substancia em si é um fator de risco e, não necessariamente um risco. O risco dependerá de existirem outras condições. Por isso é que é entendida como risco a possibilidade de uma substancia provocar danos. Por