escola
"Memórias de um Sargento de milícias" de Manuel Antônio de Almeida
Embora tenha sido escrita em pleno romantismo brasileiro, a obra em questão é considerada "pré-realista". Do romantismo, guarda o excesso de descrições, a multiplicidade de personagens, além de um final otimista e esperançoso. Do realismo, prenúncia aquilo que foi chamado pela teoria literária de " Herói Problemático" ou "Heroi Picaresco" ( Benjamin e Luckacs)
Picaro ou malandro? O que seria um personagem picaresco?
Pícaro. O personagem picaresco é qualificado como uma personagem de condição social humilde, sem ocupação certa, vivendo de expedientes. Conforme González de Gambier, o pícaro – anti-herói por excelência - possui uma filosofia de vida assaz particular: é materialista, primitivo, desleal, manifestando inclinação para a fraude e a vadiagem.
Segundo o filósofo alemão Friedrich Hegel (1770 -1831) a honra é uma das principais características para a literatura alemã; para o homem alemão, e para o personagem romântico. Os pais da personagem Leonardo são dignos de honra? E o protagonista levou uma vida honrada?
Não, os pais de Leonardo não são dignos de honra, pois Maria (mãe) começou a trair o marido e quando esse descobriu, deu uma surra na mulher, que acabou fugindo com seu amante, o capitão de um navio, para Lisboa. O pai simplesmente foi embora, abandonando o filho, entre outras coisas.Não, o protagonista também não levou uma vida honrada, se meteu em diversas confusões, só aprontava e vadiava e foi expulso de vários lugares... No fim se tornou Sargento de Milícias, um posto que lhe permitia casar com Luisinha.
Enumere os principais personagens e suas características.
Leonardo: filho de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça; protagonista, é o anti-herói ou herói picaresco do romance, vadio, malandro, que adora fazer estripulias e criar problemas. Mulherengo, quase perde