escola
A dieta pode ter consistência normal, branda, pastosa, semi-líquida e líquida, em ordem progressiva da mais consistente e mais completa à menosconsistente e mais restrita.
1.1 DIETA NORMAL
Destina-se ao paciente cuja condição clínica não exige modificações dietoterápicas, por não interferir no sistema digestivo e na tolerâncianormal do paciente aos alimentos e por não causar alterações metabólicas que exijam tais modificações. É um tipo de dieta elaborada com todos os alimentos normalmente acessíveis ao indivíduo e segundo suapreferência, em qualquer preparação com qualquer consistência. É, portanto, uma dieta suficiente, completa, harmônica e adequada, sem nenhuma restrição. Tem por finalidade fornecer calorias enutrientes em quantidades diárias recomendadas para manter a saúde do indivíduo. Apresenta uma composição aproximada de 55% de carboidratos, 15% de proteínas e 30% de lipídeos.
1.2.1 MODIFICAÇÃO DADIETA NORMAL
As dietas são modificadas, a partir da dieta normal, segundo alguns critérios químicos, físicos e organolépticos. Segundo Béhar e Icaza (1972), a dieta modificada é aquela que, emqualquer de suas características físico-químicas, deve ser ajustada a uma alteração de processo digestivo ou de funcionamento geral do organismo.
1.2 DIETA BRANDA
Este tipo de dietaintermediária da dieta normal e da dieta pastosa. Possui consistência atenuada e menor quantidade de resíduos. Sua função, Segundo Augusto (2005), é facilitar e diminuir o tempo da digestão. É prescrita em algunscasos de pós-operatório, algumas afecções gastrintestinais (naquelas em que a motilidade gástrica e a ação química do trato digestivo está debilitada), para pacientes com problemas de mastigação, eem casos de diminuída absorção, quando os alimentos ingeridos devem ter desagregação facilitada. Seu teor calórico não se difere significativamente da dieta normal, sendo que sua proximidade ao da...